11 to 15

October 2020

Brasília - Brazil

11 to 15 October 2020

Brasília - Brazil

Honorary

President

Em 01 de fevereiro de 1969, o Professor Reinhardt Adolfo Fuck chega em Brasília para compor o quadro de professores do Instituto de Geologia da UnB. No ano seguinte, passa a integrar a equipe responsável pela coordenação do XXIV Congresso Brasileiro de Geologia, que junto ao renascimento do curso de Geologia da UnB, configurou um importante impulso na consolidação e divulgação da Geologia do Brasil Central.

A realização do 50° Congresso Brasileiro de Geologia, na capital federal do país, se posiciona como a oportunidade perfeita para homenagear o Professor Fuck, dono de um legado imensurável de mais de 50 anos de conhecimento geológico. Em sua trajetória, fez inúmeras contribuições à Geotectônica da Faixa Brasília, representada em sua forma lúdica na logomarca do 50° CBG. Após décadas de dedicação, o Professor continua a inspirar com seu comprometimento nas pesquisas e orientação de alunos, em atividades administrativas e de extensão.

Além de exercer sua carreira acadêmica com brilhantismo, sempre foi assíduo e participativo nos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Geologia, na qual é sócio efetivo desde 01 de fevereiro de 1967.

Como em todo congresso, a organização do CBG de 1970 exigiu muito trabalho e dedicação. Ao ser convidado para ser Presidente de Honra do 50° CBG, Professor Fuck certificou-se, em tom animador, que dessa vez não precisaria botar a mão na massa: “…ainda estou descansando do congresso de 1970!”. Dono de simplicidade, simpatia e bom humor ímpares, o Professor recebe profundo respeito e admiração de toda comunidade geocientífica nacional.

Nascido no interior de Santa Catarina e graduado em Geologia pela Universidade do Rio Grande do Sul, em 1963, Reinhardt Adolfo Fuck completou seu doutorado na Universidade de São Paulo, em 1972, e pós-doutorado na Universidade de Durham, Inglaterra, em 1975. É Professor Titular (aposentado) e Professor Emérito da Universidade de Brasília, onde atualmente é pesquisador colaborador. É titular da Academia Brasileira de Ciências, bolsista 1A de produtividade Científica do CNPq e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos Tectônicas. Possui foco em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Neoproterozóico, Província Tocantins, Faixa Brasília (embasamento, arco magmático), Província Borborema, estrutura da crosta e litosfera. Em 2002, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Presidente da República do Brasil e em 2008 foi promovido à Grã-Cruz. Foi homenageado com a Medalha de Ouro José Bonifácio de Andrada e Silva da Sociedade Brasileira de Geologia em 2003 e com a Medalha Irajá Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2007. Em 2005 recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, da Câmara Distrital do Distrito Federal.

É com esse espírito e amor à Geologia, que a SBG se inspira em entregar à comunidade geocientífica, um evento inesquecível em 2021!

A comissão organizadora.

*Informações coletadas na plataforma lattes do CNPq, no banco de dados da SBG e por transcrição do quadro “Memórias Acadêmicas”, promovido pela TVUnB.

Receive information from the 50th CBG

Sign up to receive news of the event first.

Sponsor

Institutional Support

Promotion

Realization

Organizing

Translate »